Itinerário de Leitura


Os Piratas, de Manuel António Pina



pirat4.jpg


Manuel António Pina é um dos escritores contemporâneos mais conhecidos dos jovens leitores. Autor de uma vasta bibliografia de que constam livros para todas as idades no âmbito da poesia e da prosa.

É na lista das suas obras destinadas ao público infanto-juvenil que se inclui o livro intitulado Os Piratas. Trata-se de uma narrativa cheia de mistério em que o protagonista se vê envolvido numa empolgante aventura que nem ele próprio consegue distinguir se é sonho ou realidade. O momento mais excitante do enredo acontece quando a personagem se vê, quase sem saber como, a bordo de um barco de piratas. (cap. 5 - No barco dos piratas)
Mas para melhor compreender esta obra, convém que o leitor saiba não só quem eram os piratas e corsários, mas também o que representavam para as populações que viviam junto à costa. A cidade do Funchal foi alvo de ataques de piratas.

O facto de a vida de pirata ter sido cheia de luta, mistério e aventura, fez com que, desde sempre este tema estivesse presente em todos os domínios da arte, para todas as idades. Desde as canções infantis, ao cinema, à ópera, aos espectáculos de expressão corporal, à banda desenhada, à literatura. Quem não conhece Tom Saywer, o pirata do Mississipi, uma das personagens mais conhecidas da literatura de aventuras? Quem se esquece do episódio em que este rapaz endiabrado decide fugir da escola para ser pirata?

Foram as histórias de aventuras, com piratas e outros heróis, que, segundo ele próprio confessa, estiveram sempre presentes na infância e juventude de Manuel António Pina e que, certamente o "inspiraram" na sua escrita trespassada de inesperado e aventura. Foi o espírito de aventura e mistério dominante nestas histórias que fez com que o herói de Os Piratas “saltasse” da observação de um naufrágio a que assistiu para um imaginário construído à volta de um episódio de pirataria com barcos, capitães, raptos e pilhagens… Manuel António Pina diz que esta personagem nada tem a ver com ele. Mas terá, certamente, muito a ver com as suas leituras de infância...



pir3.jpg




Este guião de leitura conduzir-te-á numa "viagem" através da obra, permitindo que fiques a conhecer:


Entra neste "navio" e navega pelos temas acima apresentados (não é obrigatório seguires a ordem de apresentação).Seguidamente, preenche a ficha de leitura.



pir5.jpg
  1. Por tudo o que leste e aprendeste nos pontos anteriores desta actividade, poderás compreender por que razão a palavra pirata passou, em sentido figurado, para a nossa linguagem coloquial e, portanto, mais expressiva.
  2. Se o tema te interessou, aqui ficam alguns títulos com que poderás ampliar as tuas leituras: